Como o ciclismo mudou a minha vida
Depois que eu passei a praticar o ciclismo como um esporte de lazer, alterações de humor começaram a surgir na minha vida, entre outras inúmeras mudanças positivas que fizeram a minha vida ficar muito mais leve e prazerosa. Por isso, eu quero compartilhar em tópicos, os efeitos e as mudanças que esse esporte maravilhoso causou sobre o meu corpo e minha mente.
Olá! Me chamo Laisa, sou a criadora do blog Infanero e quero compartilhar com aquelas pessoas que estão nessa fase de curiosidade sobre esta modalidade esportiva.
Tudo começou no final do ano de 2022, quando o mundo ainda estava passando pelas crises da pandemia. E como todos sabem, aqueles tempos difíceis afetaram negativamente a rotina de muita gente, inclusive a minha! Que passei por sérios problemas de segurança econômica e também fui diagnosticada com início de depressão. A partir daí, após ver ciclistas que frequentemente passavam em frente à minha casa, pedalando pela costa do rio que passa no meio da minha cidade, eu decidi testar essa modalidade de esporte após notar uma energia vibrante vindo dessas pessoas que estavam nessa modalidade há anos.
Decidi comprar uma bicicleta speed usada e testei aos poucos. Confesso que no início pensei imediatamente em desistir, porque não conseguia pedalar nem sequer 10 quilômetros e dores surgiam na região dos meus joelhos, e obviamente o desconforto no quadril era enorme.
E após alguns ajustes de altura na bicicleta, sugeridos por um amigo, e o incentivo de continuar, me levaram a ajustar a minha agenda e adicionar 30 minutos todos os dias para praticar o ciclismo, e as mudanças em poucos meses foram as seguintes:
1 – Regulação de sono
Isso surgiu em menos de um mês! Apenas algumas semanas pedalando eu notei um ajuste na qualidade do meu sono e principalmente uma energia alegre ao acordar de manhã, coisa que antes era algo tortuoso para mim. Acredite! Hoje em dia eu acordo muito mais disposta e muito mais vibrante do que antes, quando não praticava nenhum esporte. E o mais positivo disso é que atualmente, quando eu estou dormindo, o sono é muito mais pesado e basta apenas alguns minutos para cair na cama como uma pedra.
2 – Mudança hormonal
Se você é mulher, você verá uma mudança estranha no seu corpo, que surgirá em poucos meses. Estou falando do ciclo menstrual e da flexibilidade emocional, ao qual desaparecem as dores como cólicas e problemas digestivos. Obviamente, cada pessoa é diferente, mas além de mim, eu notei que outras mulheres comentaram os mesmos efeitos parecidos com o meu assim que começaram a praticar ciclismo.
Em menos de quatro meses pedalando todos os dias, comecei a levar o esporte mais a sério, comprei uma bicicleta novinha e, como meu corpo já estava acostumado, dispensei o carro e passei a ir ao trabalho pedalando. Após o expediente eu fazia uma pequena viagem a algum lugar, e nesse período eu já estava evoluindo para me ajustar, como comprar roupas adequadas para ciclismo, sapatilhas para me auxiliar nos movimentos e também acessórios adequados. E não eram mais apenas 30 minutos, mas sim 30 quilômetros todos os dias após o trabalho.
3 – Mudança na pele
Acredite! As minhas espinhas e problemas da epiderme sumiram! Minha pele ficou muito mais lisa, mais firme e uniforme. Algumas manchas desapareceram e também meu rosto ficou com uma aparência mais jovem.
4 – Mudança na alimentação
Esse tópico é o mais curioso que eu tenho para falar. O ciclismo, diferente dos outros esportes, após uma longa e intensa pedalada, eu simplesmente não sentia fome. Ao contrário, o mergulho me fazia ter uma fome de leão assim que saía da água. O ciclismo não apenas tirava a minha fome, mas também fez com que o meu corpo rejeitasse automaticamente qualquer tipo de alimento prejudicial, como frituras e gorduras. Meu corpo se tornou um repelente ativo de comidas industrializadas e prejudiciais à saúde.
Coisas que antes eram algo prazeroso de comer, como salgadinhos, docinhos com alto teor de açúcar e, obviamente, o chocolate, agora os únicos chocolates que eu passei a ingerir são chocolates caseiros e amargos que não passaram por um processo industrial. Refrigerante e pizza? Sumiram do meu cardápio! Simplesmente não conseguia mais comer essas coisas, passei a beber muito mais água, sucos naturais e alguns chás antes de dormir. Vale lembrar que comer salada nunca foi tão prazeroso, assim como ingerir frutas também passou a ter um gosto diferente. Meu corpo se reeducou para separar o que era bom e ruim.
5 – Sensação de euforia extrema
Lembra quando você era adolescente e estava em uma balada todo alegre, bebendo algo alcoólico com os amigos e se divertindo? Pois então, o ciclismo proporciona a mesma sensação para mim. Lembro uma vez quando eu viajei até a praia, que tinha uma distância em torno de 110 quilômetros. Eu estava tão alegre e radiante naquele dia como se estivesse plenamente saído de uma danceteria. Mas a melhor parte disso é que, ao contrário da bebida alcoólica, eu não perdia a consciência e a sensação maravilhosa de euforia durava dias! Assim como o meu corpo permanecia na mesma vibração intensa em torno de uma semana após uma longa viagem.
6 – Estranha sensação de febre e também perda de gordura
Depois de voltar do pedal, mesmo estando em temperaturas ambiente de 25 graus, eu sentia muito frio, e meu corpo, mesmo estando com a pele quente, precisava de algum tipo de chá e eu me enrolava nas cobertas mesmo após o banho.
Fora também que o processo de perda de gordura em tão pouco tempo foi algo um tanto milagroso. Meu abdômen ficou mais firme, calças jeans que antes eram apertadas passaram a se ajustar perfeitamente em mim, e também meu corpo ficou muito mais flexível para outras atividades, inclusive para estudar, pois a minha concentração ficou mais aguçada e a capacidade de memória melhorou.
Agora, se você estiver pensando em começar no ramo desse esporte, eu vou te dar algumas dicas importantes que você deve considerar para a sua segurança:
1 – Se você tem algum problema cardíaco como arritmia, aconselho antes ter uma consulta com um médico cardiologista. Pois quando você está pedalando e o seu coração começa a acelerar de uma maneira intensa, principalmente ao subir uma colina. Já teve um caso em que o meu batimento cardíaco chegou a 195 bpm, e eu tive que parar e me sentar no chão por alguns minutos, pois minha visão começou a ficar turva.
2 – Use capacete e óculos. Não é questão de moda, mas os óculos previnem que insetos ou até poeira entrem em seus olhos, evitando um possível acidente. Você dará valor a isso quando estiver a mais de 30 quilômetros por hora e passar por uma nuvem de mosquitos.
3 – Não importa a modalidade de ciclismo que você quer praticar, se estiver pedalando sozinho e usando as vias públicas, evite horários de trânsito intenso, e se puder, use retrovisores laterais ou um sensor que avisa se tem carro atrás de você. Infelizmente, muitos ciclistas perderam a vida nas estradas, então todo cuidado é pouco!
E é isso aí! Tenha uma boa jornada e bom fim de semana!